domingo, 1 de maio de 2011

Egito (Arte)

A arte egípcia refere-se à arte desenvolvida e aplicada pela civilização do antigo Egito localizada no vale do rio Nilo no Norte da África.
Esta manifestação artística teve a sua supremacia na religião durante um longo período de tempo, estendendo-se aproximadamente pelos últimos 3000 anos antes de Cristo e demarcando diferentes épocas que auxiliam na clarificação das diferentes variedades estilísticas adaptadas: Período Arcaico, Império Antigo, Império Médio, Império Novo, Época Baixa, Período Ptolemaico e vários períodos intermédios, mais ou menos curtos, que separam as grandes épocas, e que se denotam pela turbulência e obscuridade, tanto social e política como artística.
Mas embora sejam reais estes diferentes momentos da história, a verdade é que incutem somente pequenas nuances na manifestação artística que, de um modo geral, segue sempre uma vincada continuidade e homogeneidade.
O tempo e os acontecimentos históricos encarregaram-se de ir eliminando os vestígios desta arte ancestral, mas, mesmo assim, foi possível redescobrir algo do seu legado no século XIX, em que escavações sistemáticas trouxeram à luz obras capazes de fascinar investigadores, colecionadores e mesmo o olhar amador.
A partir do momento em que se decifram os hieróglifos na Pedra de Roseta é possível dar passos seguros a caminho da compreensão da cultura, história, mentalidade, modo de vida e naturalmente da motivação artística dos antigos egípcios.


Autor (a): Pabline.

Costumes Japonês (Vestuário)


No Japão você pode encontrar dois tipos de traje: tradicional e moderno. Na tradicional vestido destaca o quimono, é uma surpreendente peça longa usada por homens, mulheres e crianças em ocasiões especiais.
Roupas usadas pelos japoneses yukata, o que é uma luz verão quimono, e Hakama uma roupa cerimonial, o Jinbei gentilmente roupas usadas, como pijamas masculinos e jūnihitoe uma peça semelhante ao Jimbei usado pelas mulheres e quimono usado pela nobreza.
Entre os tradicionais cintos e correias, é o Obi que é usado com o kimono, o yukata e Hakama. Quanto ao calçado tradicional, é o tabi e Jika-tabi . Quais são os meios tradicionais, o Zori que são utilizadas como as sandálias e Can uma espécie de entupimento e Wwaraji que é uma sandália usada por monges budistas.
No que diz respeito ao vestuário moderno japonês, existem algumas tendências, como o Ganguro que é caracterizada por uma fêmea costureiro desgaste, ter pele bronzeada, e uso excessivo de acessórios.
Outra moda no Japão moderno é a moda Lolita, Rorita Fashion, que é inspirado pela moda vitoriana com elementos da criança Rococó e têm referências de subcultivos gótico, punk, etc.
Curiosamente, o uniforme escolar japonês foi tomado como uma variante especial da juventude vestuário, que está bem patente na mídia japonesa. Outra forma de moda moderna que começou no Japão, o Cosplay Kosupure composta de alguém vestindo a aparecer em alguns meios japoneses (anime manga, vídeo games, vídeos de música, etc.).

Autor (a): Pabline.

Cultura Tupi-Guarani

Os colonizadores europeus da América do Sul consideravam os macrotupis como povos culturalmente inferiores. No entanto, isso não impediu que muito da cultura macrotupi fosse incorporada pelos próprios europeus.
Por exemplo, o uso da rede para dormir, em lugar da cama, foi adotado pelo colonizador como o meio mais confortável para dormir em climas quentes.
O uso das sementes de guaraná como estimulante foi utilizado na criação de refrigerantes de guaraná, tradicional bebida brasileira.
O uso da erva-mate, também como estimulante, foi adotada pelos colonizadores portugueses e espanhóis, sob as formas do chimarrão do sul do Brasil, do chá mate brasileiro, do mate da Argentina, Uruguai e Chile e do tereré paraguaio e do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul. O uso primitivo dos índios guaranis foi aperfeiçoado pelos colonizadores europeus com a incorporação de canudos de metal (bomba) no lugar dos primitivos canudos de taquara (tacuapi), bem como pelo uso de recipientes feitos com chifre de boi (guampa), no caso do tereré paraguaio e brasileiro, no lugar da cuia.
O guarani tornou-se idioma oficial do Paraguai. Muitos vocábulos do português que é falado no Brasil são de origem macrotupi, especialmente topônimos e nomes de plantas e animais nativos.
 
Autor : José Júnio Faria

Cultura Espanhola

A arquitetura da Espanha revela a influência dos vários povos que dominaram o país. Alguns aquedutos, pontes e outras edificações dos antigos romanos ainda estão em uso., enquanto ruínas de outros monumentos romanos podem ser vistas em todo o país.
Mesquitas (templos) construídas pelos mouros erguem-se em algumas cidades do sul, embora a maioria dessas construções sejam agora igrejas católicas.
A enorme catedral de Córdoba foi construída como mesquita no século VIII. Mais de mil colunas de granito, jaspe, mármore e ônix sustentam suas arcadas. Os mouros construíram castelos fortificados chamados alcáçares.
O mais famosoe o esplêndido Alhambra, em Granada.
A Espanha tem cerca de 1400 castelos e palácios, incluíndo os alcáçeres. O Escorial, que é uma combinação de mausoléu, igreja, mosteiro e palácio, se encontra a cerca de 48 km ao noroeste de Madri. Foi construído no século XVI: é uma das maiores edificações do mundo. A estrutura de granito cinzento ocupa quase 37 mil metros quadrados, tem 300 salas, 88 fontes e 86 escadas. Os túmulos de muitos monarcas espanhóis encontram-se no Escorial.
A uma distância aproximada de 16 km do Escorial fica o Vale dos Caídos, outro monumento aos mortos e mosteiro. Os mausoléus encontram-se no inteiror de uma montanha.Cerca de 46 mil mortos durante a Guerra Civil Espanhola estão enterrados nesse local, assim como o corpo do ditador Francisco Franco.
Uma cruz com 150 m de altura, feita de concreto armado, foi colocada em cima da montanha.

Autor : José Júnio Faria

Natal

O Natal ou o Dia de Natal é comemorado anualmente no dia 25 de dezembro, que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré.
Embora tradicionalmente seja um feriado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos que não são cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares.
Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.


Autor : José Júnio Faria

Índia (Religiosidade)

É o país mais místico do mundo, com cheiro de incenso, cheio de guirlandas e santos vagando pelas ruas, convivendo lado a lado com uma população progressista, moderna. Nos dias atuais, muito da influência cultural ocidental tem permeado esta cultura.
As filosofias religiosas indianas - porque seus povos desenvolveram vários sistemas filosóficos que sempre estão associados à religião - são englobadas em cinco grupos principais: jainismo, sankhya e ioga, bramanismo, budismo, tantra.
Não podemos deixar de destacar que a Índia, é um país do qual preserva antigas tradições da época do Vale do Indo, que vem evoluindo durante a civilização védica, a ascensão e a queda do budismo, a era de ouro, as conquistas muçulmanas e a colonização européia.
·         O jainismo é uma das religiões mais antigas da Índia, juntamente com o hinduísmo e o budismo, compartilhando com este último a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central. Considera-se que a sua origem antecede o Bramanismo, embora seja mais provável que tenha surgido na sua forma atual no século V a.C., em resultado da ação religiosa do Mahavira. Vista durante algum tempo pelos investigadores ocidentais como uma seita do hinduísmo ou uma heresia do budismo, devido à partilha de elementos comuns com estas religiões, o jainismo é, contudo um fenômeno original. Ao contrário do budismo, o jainismo nunca teve um espírito missionário, tendo permanecido na Índia, onde os jainas constituem hoje cerca de quatro milhões de crentes.
·         Sámkhya é o nome de uma antiga escola filosófica oriental, indiana cujo nome significa "Número" ou "Razão". É considerado o mais antigo sistema filosófico indiano: sua fundação é atribuída ao sábio mítico Kapila. Filosofia essencialmente cosmogénica e antropogénica. Nos primórdios o yoga e o Sámkhya eram um só chamavam-se então, Sámkhya (a Sabedoria / Razão).
·         Ioga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia. A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo. No hinduísmo, o conceito se refere à uma das seis escolas (āstika) ortodoxas da filosofia hindu, e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas.
·         Bramanismo é um conjunto de concepções religiosas, sociais e políticas, oriundo do Vedismo, primitiva forma de religião dos hindus, que tem como base os textos dos Vedas (conhecimento divino) ou o Sruti (revelação), transmitidos oralmente e considerados de origem divina. Suas características principais são: crença na reencarnação, sistema de castas - referente aos quatro filhos de Brahma -, naturalismo e individualismo. Brahman(ou Brame), Deus supremo, individual, encarnou-se sucessivamente em Brahma (Brama), Deus criador, Vishnu, deus da conservação e Shiva, deus da destruição, formando a trindade indiana chamada trimurti. Brahman teve quatro filhos que encarnavam as quatro castas hereditárias.

·         Budismo é uma religião  e filosofia não-teísta, abrangendo uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda. Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a. C. Ele é reconhecido pelos adeptos como um mestre iluminado que compartilhou suas idéias para ajudar os seres senescentes a alcançar o fim do sofrimento (ou Dukkha), alcançando o Nirvana e escapando do que é visto como um ciclo de sofrimento do renascimento.

·         Tantra é uma filosofia hindu muito antiga cuja natureza comportamental mais lhe faz delinear, tendo por características: matriarcal, sensorial, naturalista e depressora, também é o Tantra um complexo sistema de descrição da realidade objetiva tornando-o assim uma ciência prática e aplicável, sendo à base do pensamento de um povo muito antigo que até hoje faz ecoar sua influência sobre a sociedade contemporânea.


Autor (a): Pabline.
Samba

        O samba é um gênero musical, de onde deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido
no       Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares
brasileiras.O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos timbau) e acompanhados por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente.
        As raízes do samba foram fincadas em solo brasileiro na época do Brasil Colonial, com a chegada da mão-de-obra escrava em nosso país.
        O primeiro samba gravado no Brasil foi  Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga .
Tempos depois, o samba toma as ruas e espalha-se pelos carnavais do Brasil. Neste período, os principais sambistas são: Sinhô Ismael Silva  e Heitor dos Prazeres .
             Os principais tipos de samba são:
Samba-enredo
Surge no Rio de Janeiro durante a década de 1930. O tema está ligado ao assunto que a escola de samba escolhe para o ano do desfile. Geralmente segue temas sociais ou culturais. Ele que define toda a coreografia e cenografia utilizada no desfile da escola de samba.
Samba de partido alto
Com letras improvisadas, falam sobre a realidade dos morros e das regiões mais carentes. É o estilo dos grandes mestres do samba. Os compositores de partido alto mais conhecidos são:  Moreira da Silva, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. 

 Auto:Rogério Pardo


A Quadrilha

Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções (entre elas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses). Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no Nordeste. A partir de então, a quadrilha, nunca deixando de ser um fenômeno popular e rural, também recebeu a influência do movimento nacionalista e da sistematização dos costumes nacionais pelos estudos folclóricos.
A quadrilha, como outras danças brasileiras tais que o pastoril, foi sistematizada e divulgada por associações municipais, igrejas e clubes de bairros, sendo também defendida por professores e praticada por alunos em colégios e escolas, na zona rural ou urbana, como sendo uma expressão da cultura cabocla e da república brasileira. Esse folclorismo acadêmico e ufano explica duma certa maneira o aspecto matuto rígido e artificial da quadrilha.
No entanto, hoje em dia, essa artificialidade rural é vista pelos foliões como uma atitude lúdica, teatral e festiva, mais do que como a expressão de um ideal folclórico, nacionalista ou acadêmico qualquer.

Autor : José Júnio Faria

Cultura Escolar

A cultura escolar refere-se às práticas e modos de transposição didática de diferentes conteúdos, comportamentos e normas sociais relizados na escola. A percepção da distinção entre cultura e cultura escolar surge no sentido de especificar, em profundidade, esta última: devido aos diferentes investimentos, simbólicos e materiais, de diversos países na educação, as escolas configuraram-se, em sua generalidade, enquanto espaços estratégicos para inculcação de uma visão de mundo.
Partindo do principio que o processo educativo procura moldar os indivíduos de modo a que estes não só se tornem aptos a desfrutarem de qualidade de vida em sociedade, como a serem, também eles transmissores de cultura, imediatamente entendemos a importância da escola e do sistema educativo.
A educação visa o desenvolvimento intelectual e físico do homem, conferindo-lhe as aptidões necessárias para a maximização das suas competências, a fim de que este interaja de forma útil e positiva no meio que o rodeia, na sua cultura.
A escola é, sem dúvida, um agente de peso responsável pela aquisição de valores e construção de carácter dos indivíduos que determinarão o perfil das gerações vindouras e consequentemente o rumo da sociedade.
Autor : José Júnio Faria
 Carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba
atuais
 A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se
“Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba.
Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada.
A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia, o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé. 


Auto:Rogério Pardo
Teatro Brasileiro 

O teatro em terras brasileiras nasceu em meados do século XVI como instrumento de catequese dos Jesuítas vindos de Coimbra como missionários. Era um teatro, portanto, com função religiosa e objetivos claros: evangelizar os índios e apaziguar os conflitos existentes entre eles e os colonos portugueses e espanhóis.
Em Minas Gerais, durante o século XVIII, atores portugueses visitam Vila Rica. A única peça local preservada é ''O parnaso obsequioso'', de Cláudio Manuel da Costa, em homenagem ao aniversário do governador.
No Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, o Teatro do padre Ventura encena as "óperas" - na verdade, comédias entremeadas de canções - de Antônio José da Silva, o Judeu ''Guerras do Alecrim e Mangerona'', autor nascido no Brasil mas que vive praticamente toda sua vida em Portugal. E o Teatro de Manuel Luís importa espetáculos de Portugal e da Espanha. As representações acontecem principalmente em ocasiões festivas, quando grupos amadores montam, em praça pública, peças de tom popular, louvando as autoridades. Depois que a sala do padre Ventura é destruída por um incêndio (1769) e a de Manuel Luís é fechada, D. João VI manda construir, em 1810, o Real Teatro de São João, atual João Caetano, ondetambém se exibem atores portugueses. Só no romantismo surge um teatro com características nacionais.
 
 
 
autor:Rogério Pardo                                                                                                                               


 
 
 

Cultura Popular

Cultura popular é o tipo de cultura de um povo. É o resultado de uma influência contínua entre uma sociedade de determinadas regiões. Dentro da cultura popular, formam-se correntes, na medida em que um pequeno grupo de indivíduos terá maior interesse numa área da qual a cultura popular mais generalizada se percebe apenas parcialmente a existência.
Uma opinião amplamente sustentada é a de que a cultura popular tende a não ter seriedade. O conteúdo da cultura popular é determinado em grande parte pelas indústrias que disseminam o material cultural, como por exemplo as indústrias do cinema, televisão e editorais, bem como os meios de comunicação. A cultura popular então não poderia ser descrita como o produto conjunto dessas indústrias.

Autor : José Júnio Faria

Copa do Mundo

A Copa do Mundo ou Campeonato do Mundo de Futebol / Mundial  , é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela FIFA. A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória do time da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial.
O Brasil é o país que mais conquistou esse título que foi em : 1958, 1962, 1970, 2002. Também é o país que participou de todos os campeonatos realizados. É seguida pela Itália que é tetracampeã, a Alemanha é tricampeã, os bicampeões é a Argentina e o Uruguai. Por fim os que conquistaram apenas um título a Inglaterra , a França e a da Espanha.
Os únicos países que conseguiram conquistar o campeonato fora de seu continente foi o Brasil e a Espanha. O ultimo país a vencer a copa foi a Espanha na África do Sul no ano de 2010, e a proxima a ser realizada vai se a copa de 2014 que será displutada no Brasil, ira ser a primeira fez.

Autor : José Júnio Faria