domingo, 1 de maio de 2011

Cultura Escolar

A cultura escolar refere-se às práticas e modos de transposição didática de diferentes conteúdos, comportamentos e normas sociais relizados na escola. A percepção da distinção entre cultura e cultura escolar surge no sentido de especificar, em profundidade, esta última: devido aos diferentes investimentos, simbólicos e materiais, de diversos países na educação, as escolas configuraram-se, em sua generalidade, enquanto espaços estratégicos para inculcação de uma visão de mundo.
Partindo do principio que o processo educativo procura moldar os indivíduos de modo a que estes não só se tornem aptos a desfrutarem de qualidade de vida em sociedade, como a serem, também eles transmissores de cultura, imediatamente entendemos a importância da escola e do sistema educativo.
A educação visa o desenvolvimento intelectual e físico do homem, conferindo-lhe as aptidões necessárias para a maximização das suas competências, a fim de que este interaja de forma útil e positiva no meio que o rodeia, na sua cultura.
A escola é, sem dúvida, um agente de peso responsável pela aquisição de valores e construção de carácter dos indivíduos que determinarão o perfil das gerações vindouras e consequentemente o rumo da sociedade.
Autor : José Júnio Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário