sábado, 16 de abril de 2011

Feijoada

Autor:Tales


O Brasil é alvo de grande diversidade cultural.E hoje veremos na área da culinária,.esse prato é o mais representativo do país que é a feijoada, que se originou por meio dos costumes dos escravos africanos.
Este  prato contém na mistura de feijão preto, carne de porco, farofa, entre outros ingredientes. Na época da escravidão, os senhores de escravos não comiam as partes menos nobres do porco, como as orelhas, rabos ou pés, e davam essas partes aos seus escravos
As suas alimentações eram baseadas em apenas alimentos como cereais,milho e feijão,então eles resolveram pegar todas as partes do porco que eram rejeitadas  e juntá-las com o feijão,cereais e milho, com acréscimos de água,sal e pimentas  diversas na mistura.E então formaram este prato ,que hoje é muito típico no Brasil. Encontramos ele  em qualquer região do Brasil em diversos restaurantes e também nas casas de famílias que são muito freqüentes .

cultura Indígena

Autor: José Junior

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes das nossas.
Entre os indígenas não há classes sociais como a do homem branco. Todos têm os mesmo direitos e recebem o mesmo tratamento. A terra, pertence a todos e quando um índio caça, costuma dividir com os habitantes de sua tribo. Apenas os instrumentos de trabalho (machado, arcos, flechas, arpões) são de propriedade individual. O trabalho na tribo é realizado por todos, porém possui uma divisão por sexo e idade. As mulheres são responsáveis pela comida, crianças, colheita e plantio. Já os homens da tribo ficam encarregados do trabalho mais pesado: caça, pesca, guerra e derrubada das árvores.
A educaçao indígena é bem interessante. Os pequenos índios, conhecidos como curumins, aprender desde pequenos e de forma prática. Costumam observar o que os adultos fazem e vão treinando desde cedo. Quando o pai vai caçar, costuma levar o indiozinho junto para que este aprender. Portanto a educação indígena é bem pratica e vinculada a realidade da vida da tribo indigena. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta.