domingo, 1 de maio de 2011

Cultura Tupi-Guarani

Os colonizadores europeus da América do Sul consideravam os macrotupis como povos culturalmente inferiores. No entanto, isso não impediu que muito da cultura macrotupi fosse incorporada pelos próprios europeus.
Por exemplo, o uso da rede para dormir, em lugar da cama, foi adotado pelo colonizador como o meio mais confortável para dormir em climas quentes.
O uso das sementes de guaraná como estimulante foi utilizado na criação de refrigerantes de guaraná, tradicional bebida brasileira.
O uso da erva-mate, também como estimulante, foi adotada pelos colonizadores portugueses e espanhóis, sob as formas do chimarrão do sul do Brasil, do chá mate brasileiro, do mate da Argentina, Uruguai e Chile e do tereré paraguaio e do estado brasileiro do Mato Grosso do Sul. O uso primitivo dos índios guaranis foi aperfeiçoado pelos colonizadores europeus com a incorporação de canudos de metal (bomba) no lugar dos primitivos canudos de taquara (tacuapi), bem como pelo uso de recipientes feitos com chifre de boi (guampa), no caso do tereré paraguaio e brasileiro, no lugar da cuia.
O guarani tornou-se idioma oficial do Paraguai. Muitos vocábulos do português que é falado no Brasil são de origem macrotupi, especialmente topônimos e nomes de plantas e animais nativos.
 
Autor : José Júnio Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário